5.º ANO

CIÊNCIAS NATURAIS

Ana Lopes
Daniela Brandão
Judite Mendes
Solange Vaz

AULA DIGITAL

  • Aberturas Dinâmicas - Vídeos de introdução a todos os subtemas do Manual. São recursos particularmente elucidativos e motivadores, de grande valor pedagógico nas aulas de Ciências Naturais;

  • Animações que permitem apresentar conteúdos de forma dinâmica e interativa. No final de cada animação são sempre apresentadas atividades de consolidação;

  • Animações Laboratoriais 3D - Recursos que contêm atividades laboratoriais em cenário 3D. Nestas animações, as diferentes etapas do procedimento podem ser desencadeadas através da interação do utilizador, dando maior liberdade de exploração ao Professor;

  • Apresentação de Apoio ao "Jogo da Lupa", onde são apresentados os objetivos do jogo e as regras. No final há uma grelha de pontuação para ser preenchida à medida que se joga;

  • Apresentações em PowerPoint® - São uma ferramenta útil para as aulas de Ciências Naturais, com todos os
    conceitos associados a cada tema do manual. Podem ser usados pelo Professor para apoiar a lecionação dos conteúdos, para fazer a síntese das aprendizagens antes de uma ficha de avaliação ou para consolidar conhecimentos sobre uma temática antes de passar para a seguinte;

  • Atividades Interativas - Exercícios de resposta fechada que permitem rever e sintetizar os conteúdos. O Professor poderá realizar com os alunos as atividades no final da lecionação de conteúdos ou na aula de revisão antes do teste;

  • Banco de Questões - recurso composto por questões organizadas por temas e tipologias;

  • Bancos de imagens editáveis em PowerPoint® com imagens complementares às do manual. As imagens (fotografias e ilustrações) possuem grande qualidade gráfica e são acompanhadas por palavras-chave associadas aos conteúdos. Este recurso pode ser utilizado na elaboração de fichas de trabalho, fichas de avaliação e apresentações;

  • Canal do YouTube®, composto por diversos vídeos relacionados com os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais, organizados por tema. Esta ferramenta contribui para a diversificação das estratégias de ensino na sala de aula;

  • Infográficos dos Resumos Visuais - Permitem a análise de imagens dos resumos de fim de subtema do Manual, de forma interativa, através de pontos clicáveis com informação;

  • Jogo "Quem quer ser cientista?", que permite a consolidação de conteúdos de forma lúdica e interativa;

  • Jogo da Lupa - Recria a versão em papel do "Jogo da Lupa" do projeto 100% Vida. O jogo permite a consolidação de conteúdos de uma forma lúdica e interativa;

  • Mapas de Conceitos em PowerPoint® que permitem ao Professor sistematizar a informação de forma interativa. O projeto 100% Vida inclui um recurso desta tipologia por cada subtema;

  • Rubrica "Pensa nisto..." - Engloba pequenas animações que permitem ao Professor explorar os vários assuntos de forma interativa e dinâmica. O recurso divide-se em duas partes: a primeira diz respeito à contextualização da situação, com o diálogo entre as crianças; e a segunda parte apresenta a explicação da dúvida levantada anteriormente.