5.º ANO

PORTUGUÊS

Luís Sousa
Luiz Soares
Mavilde Albino

AULA DIGITAL

  • Jogos no modelo "tabuleiro" (um por domínio), que permitem aos alunos testar, de forma lúdica, os seus conhecimentos e reforçar a competência de trabalho em equipa;

  • Vídeos realizados com filmagens originais têm o duplo objetivo de:

    • Sintetizar, em poucos minutos, conteúdos relevantes de aprendizagem;

    • Servir de elemento de motivação.

  • Áudios - Excertos de recriações de músicas de diversas épocas históricas e excertos de músicas que constituem um recurso-fonte privilegiado de motivação dos alunos, para além de servirem de momentos lúdicos da aula;

  • Aulas Interativas - Apresentações em PowerPoint®, aula a aula, com gifs animados e soluções dos exercícios do Manual;

  • Filmes (excertos) - Seleção de excertos de filmes que, retratando diversas épocas históricas trabalhadas no 5.º ano, permitem ao professor despertar, mais facilmente, o interesse e a curiosidade dos alunos relativamente aos conteúdos do programa;

  • Testes Interativos compostos por 8 questões, que permitem a revisão dos conteúdos de cada subdomínio. São disponibilizados em duas versões: para aluno e para professor;

  • Animações - Apresentam, de forma precisa e sintética, conteúdos de cada subdomínio das Metas Curriculares. A animação gráfica é baseada numa grande diversidade e riqueza de fontes, nomeadamente ilustrações, mapas e imagens da época. Possuem, como som de fundo, recriações de músicas da época e finalizam com atividades de consolidação.